NOTÍCIAS

Prefeitura do Rio entrega diploma a alunos da primeira turma da Escola Carioca de Turismo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Formatura da primeira turma da Escola Carioca de Turismo – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A primeira turma de formandos da Escola Carioca de Turismo foi diplomada em cerimônia nesta quarta-feira (13/12), no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. A escola é uma parceria da Secretaria de Turismo da Cidade do Rio com o Senac RJ. Ao todo, 198 alunos participaram do projeto da Prefeitura do Rio, que visa à capacitação profissional gratuita em diversos cursos e ajuda a melhorar a performance de atendimento ao turista em visita ao Rio de Janeiro.

A secretária de Turismo do Rio, Daniela Maia, e o diretor regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, entregaram os diplomas aos formandos e, durante a cerimônia, ressaltaram a importância de a cidade ter cada vez mais mão de obra qualificada para o setor.

– Em uma cidade como o Rio de Janeiro, que é turística por vocação, qualificar essas pessoas é garantir que vamos ter mais e mais turistas voltando para a nossa cidade – disse Daniela Maia.

 

75% dos formandos são mulheres com idade média de 36 anos

Os alunos receberam capacitação nas seguintes áreas: idiomas estrangeiros (como inglês e espanhol), técnicas em organização de eventos, etiqueta, cerimonial e protocolo, informações turísticas locais, turismo cultural, recepção de hotéis e libras. Os cursos ocorreram em várias unidades do Senac, em bairros como Copacabana, Botafogo e Riachuelo. Entre os formandos, a maioria é mulher (75%) com idade medida de 36 anos, e a maior taxa de procura foi nas unidades de Madureira, Barra da Tijuca e Campo Grande.

– Essa cidade respira turismo. Chega dessa história de que a cidade é maravilhosa e o serviço é ruim. A gente precisa qualificar as pessoas, receber bem nosso turista, para ele voltar sempre. Todos nós estamos muito focados, precisamos virar esta chave e mostrar que o Rio é lindo, maravilhoso e recebe muito bem o seu turista – disse Sérgio Ribeiro.

 

Aulas presenciais em diversos bairros das zonas Sul, Norte e Oeste

Criada em julho de 2022, a Escola Carioca de Turismo oferece cursos que duram em média 2 meses. As aulas, presenciais, ocorrem em seis unidades do Senac: Barra da Tijuca, Botafogo, Campo Grande, Copacabana, Madureira e Riachuelo. Os participantes devem ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.

Guia de turismo há três anos, Patrícia Gomes fez os curso de guia cultural e Libras e já tem planos para se inscrever na turma de eventos, em 2024:

– Sempre quis fazer alguns cursos, a pandemia atrapalhou um pouco, então a Prefeitura deu essa oportunidade. Eu pensei em agregar mais conhecimento ao meu currículo, o diploma do Senac tem um peso muito bacana na nossa rede. Com as aulas também pude conhecer novas pessoas, fazer parcerias – comemora Patrícia.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

CET-Rio divulga alterações viárias para o evento Natal da Lagoa, a partir de sexta-feira

13 de dezembro de 2023

Secretaria de Trabalho e Renda e Secovi Rio promovem curso para porteiros e zeladores desempregados

13 de dezembro de 2023

Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais será em Santa Teresa neste fim de semana

13 de dezembro de 2023

Papai Noel da GM-Rio alegra crianças internadas no Hospital Municipal Salgado Filho

13 de dezembro de 2023

Programa Rio+Seguro prende homem por furto em Copacabana

13 de dezembro de 2023

< Voltar