NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas inaugura a décima unidade do Programa UAI Compartilha em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri

Sex 22 dezembro 2023 19:50 atualizado em Sex 22 dezembro 2023 20:04

Governo de Minas inaugura a décima unidade do Programa UAI Compartilha em Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri

UAI irá beneficiar cerca de 78 mil moradores da cidade e de outros quatro municípios vizinhos

O Governo de Minas inaugurou, nesta sexta-feira (22/12), no município de Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, a décima unidade de atendimento do programa UAI Compartilha. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a prefeitura do município, irá beneficiar cerca de 78 mil moradores com a prestação de diversos serviços públicos centralizados, no modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado. Com a inauguração, Minas passa a contar com 42 UAIs.

Seplag / Divulgação

Além de Ouro Verde de Minas, a unidade irá atender quatro municípios vizinhos: Ataléia, Frei Gaspar, Carlos Chagas e Nanuque. A estimativa é que a UAI realize cerca de 29 mil atendimentos por ano, disponibilizando, a princípio, serviços como emissão de documentos, atestados de antecedentes criminais, recuperação de acesso ao gov.br, recadastramento de inativos, entre outros. A unidade é a primeira do modelo Compartilha a ser inaugurada já com a oferta do serviço de emissão do RG Nacional. 

Acesso facilitado

Na inauguração, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, destacou que o programa facilita o acesso a serviços essenciais para a população. 

“Essa UAI irá trazer mais cidadania para a população de Ouro Verde de Minas e de toda região. Vai permitir que as pessoas tenham um acesso mais facilitado a serviços essenciais, com mais conforto e qualidade de atendimento”, afirmou a secretária.

O prefeito de Ouro Verde de Minas, Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, celebrou a conquista para a população. “Nós fomos presenteados pelo Governo de Minas com essa UAI. Antes, a nossa população tinha que se deslocar por 54 quilômetros até Teófilo Otoni para emitir uma identidade, um CPF. Era um gasto enorme, porque somos um povo carente. Essa parceria é de uma relevância enorme para o município”, disse.

A vice-prefeita de Ouro Verde de Minas, Aliny Gonçalves Batista, destacou o pioneirismo da UAI do município. “É gratificante sermos os primeiros a inaugurar já com a oferta do novo RG Nacional. Unificando forças com Estado permitimos que o nosso município caminhe, alçando voos maiores”.

Avanços

Essa é a décima unidade implantada por meio do Programa UAI Compartilha, da Seplag-MG. Também já foram inauguradas também as UAIs de Leopoldina, Três Corações, Itajubá, Senhora dos Remédios, Campo Florido, Engenheiro Navarro, Araxá, Cássia e Aeroporto.

A Seplag-MG possui, ainda, convênios com outros 13 municípios para a implantação de unidades, além de 21 peticionamentos ativos. Cada convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

UAI Compartilha

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, lançado pela Seplag-MG em 2019 com o objetivo de aproximar o cidadão e o Estado, simplificando, agilizando e modernizando a prestação de serviços.

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central de atendimento e a contratação de pessoal para a unidade. À Seplag-MG, cabe fornecer treinamentos e repassar aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da UAI.

A Secretaria cuida, também, da articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços públicos para disponibilização de atendimento no local, como emissão de documentos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). Outras informações estão disponíveis no Portal MG (www.mg.gov.br).

outras notícias