Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Posted onAuthoradminComentários desativados em Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público – Laryssa Lomenha / JUVRio
Duzentos jovens do projeto Pacto pela Juventude participaram na manhã desta terça-feira (26/8) do primeiro Mutirão Verde, uma atividade pedagógica desenvolvida pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que ocupou a Avenida Brasil, principal via de circulação de carros e pessoas do Rio. A ação ecológica tem o objetivo de construir uma cidade com mais áreas verdes. As praças do Caju, Ramos, Irajá e Bangu receberam uma força-tarefa de jovens da trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude e, também, professores, que realizaram o plantio de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ingá, oiti, escumilha, pau-ferro, amora, pitangueira, acerola, jambo e pau-brasil.
No Mutirão Verde, os jovens foram orientados sobre a importância da regeneração ecológica por meio de uma atividade de cidadania ativa. Os participantes colaboraram com a criação de regiões alagáveis e arborizadas, melhorando o microclima de quem circula pela Avenida. Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público. A ação integra a trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude, que tem como missão formar jovens conscientes, prontos para transformar a cidade com soluções baseadas na natureza.
— Um movimento como esse é para que todo o Rio de Janeiro possa viver a qualidade de vida que o contato com a natureza nos traz. À distância, pode não parecer muita coisa, mas essa proximidade melhora na saúde mental, nos problemas respiratórios e faz com que as pessoas olhem para o lugar em que elas vivem e amem. Esses jovens fazem parte disso e estamos muito felizes em tocar essa missão — destacou a secretária da Juventude, Gabriella Rodrigues.
Ação marca o Mês da Juventude – Laryssa Lomenha / JUVRio
Essa atividade faz parte do Mês da Juventude, celebrado em agosto pela JUVRio. Colaboram com a atividade também a Secretaria Municipal de Conservação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Fundação Parques e Jardins, a Comlurb, Secretaria Municipal de Ambiente e Clima e as Subprefeituras do Centro, Zona Norte e Zona Oeste. A aluna do Pacto pela Juventude, Ana Beatriz, de 24 anos, comentou como o plantio de árvores na via pode contribuir para uma mudança ambiental de impacto a longo prazo.
— É muito importante plantar ao lado da Avenida Brasil, por ser uma vida urbana. Aqui passam muitos ônibus, caminhões e carros que emitem CO₂ e essas árvores podem ajudar a nutrir o ar e substituir o oxigênio nesta região. O plantio dessas árvores também é uma forma de combater o racismo ambiental, em que locais periféricos são mais quentes porque não existem áreas verdes — disse a aluna do Pacto pela Juventude.
A Comlurb realizou a limpeza e deixou todas as praças preparadas para a ação e o plantio das mudas pelos jovens da força-tarefa. A Companhia manteve a equipe presente ajudando na ação em todos os pontos no dia.
A atividade será contínua. Os jovens do projeto seguirão mapeando áreas plantáveis para manutenção mensal dos mutirões em parceria com a Fundação Parques e Jardins, que já realiza esse trabalho. Assim, os alunos poderão levar a experiência para dentro das comunidades em que vivem, atuando no combate às ilhas de calor e contribuindo para sensibilização ambiental acerca da manutenção e regeneração da flora nativa para superação dos problemas climáticos e ambientais.
Reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e do Y20, grupo de jovens dos países do G20, o Pacto pela Juventude já impactou 107.446 jovens em toda cidade do Rio, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. O programa oferece bolsa de R$ 400 para que, ao longo de seis meses, jovens de 15 a 29 anos, muitos destes moradores de favelas do Rio, se tornem líderes e desenvolvam ações de impacto onde vivem.
Categoria:
26 de agosto de 2025
Marcações: Avenida Brasil Mês da Juventude Mutirão Verde Pacto pela Juventude
Em virtude da legislação eleitoral, toda comunicação institucional no âmbito dos municípios deve ser encerrada no prazo de três meses anteriores ao pleito. A divulgação de notícias em portais institucionais também é afetada pelas regras das eleições. Deste modo, em cumprimento ao calendário eleitoral, estamos suspendendo as publicações neste espaço. Agradecendo a todos a compreensão.
Por MRNews O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesta terça-feira (1º) que pretenda alterar a meta fiscal definida para este ano. A declaração ocorre após o Congresso Nacional derrubar, na quarta-feira passada (25), o decreto presidencial que aumentava as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “No ano de 2023, aconteceu a mesma coisa. Uma […]
A edição de junho do projeto MS ao Vivo terá como destaque o grupo de pagode Atitude 67. O show será realizado no dia 15 de junho, a partir das 17 horas, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A abertura ficará por conta do grupo Top Samba e, entre as apresentações, o público […]