Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Posted onAuthorEDITORComentários desativados em Jovens do Rio plantam 200 árvores em pontos estratégicos da Avenida Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público – Laryssa Lomenha / JUVRio
Duzentos jovens do projeto Pacto pela Juventude participaram na manhã desta terça-feira (26/8) do primeiro Mutirão Verde, uma atividade pedagógica desenvolvida pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), que ocupou a Avenida Brasil, principal via de circulação de carros e pessoas do Rio. A ação ecológica tem o objetivo de construir uma cidade com mais áreas verdes. As praças do Caju, Ramos, Irajá e Bangu receberam uma força-tarefa de jovens da trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude e, também, professores, que realizaram o plantio de 200 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como ingá, oiti, escumilha, pau-ferro, amora, pitangueira, acerola, jambo e pau-brasil.
No Mutirão Verde, os jovens foram orientados sobre a importância da regeneração ecológica por meio de uma atividade de cidadania ativa. Os participantes colaboraram com a criação de regiões alagáveis e arborizadas, melhorando o microclima de quem circula pela Avenida. Com o plantio, será possível absorver mais água da chuva, capturar o CO₂ da atmosfera e requalificar o espaço público. A ação integra a trilha de sustentabilidade do Pacto pela Juventude, que tem como missão formar jovens conscientes, prontos para transformar a cidade com soluções baseadas na natureza.
— Um movimento como esse é para que todo o Rio de Janeiro possa viver a qualidade de vida que o contato com a natureza nos traz. À distância, pode não parecer muita coisa, mas essa proximidade melhora na saúde mental, nos problemas respiratórios e faz com que as pessoas olhem para o lugar em que elas vivem e amem. Esses jovens fazem parte disso e estamos muito felizes em tocar essa missão — destacou a secretária da Juventude, Gabriella Rodrigues.
Ação marca o Mês da Juventude – Laryssa Lomenha / JUVRio
Essa atividade faz parte do Mês da Juventude, celebrado em agosto pela JUVRio. Colaboram com a atividade também a Secretaria Municipal de Conservação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Ordem Pública, Fundação Parques e Jardins, a Comlurb, Secretaria Municipal de Ambiente e Clima e as Subprefeituras do Centro, Zona Norte e Zona Oeste. A aluna do Pacto pela Juventude, Ana Beatriz, de 24 anos, comentou como o plantio de árvores na via pode contribuir para uma mudança ambiental de impacto a longo prazo.
— É muito importante plantar ao lado da Avenida Brasil, por ser uma vida urbana. Aqui passam muitos ônibus, caminhões e carros que emitem CO₂ e essas árvores podem ajudar a nutrir o ar e substituir o oxigênio nesta região. O plantio dessas árvores também é uma forma de combater o racismo ambiental, em que locais periféricos são mais quentes porque não existem áreas verdes — disse a aluna do Pacto pela Juventude.
A Comlurb realizou a limpeza e deixou todas as praças preparadas para a ação e o plantio das mudas pelos jovens da força-tarefa. A Companhia manteve a equipe presente ajudando na ação em todos os pontos no dia.
A atividade será contínua. Os jovens do projeto seguirão mapeando áreas plantáveis para manutenção mensal dos mutirões em parceria com a Fundação Parques e Jardins, que já realiza esse trabalho. Assim, os alunos poderão levar a experiência para dentro das comunidades em que vivem, atuando no combate às ilhas de calor e contribuindo para sensibilização ambiental acerca da manutenção e regeneração da flora nativa para superação dos problemas climáticos e ambientais.
Reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e do Y20, grupo de jovens dos países do G20, o Pacto pela Juventude já impactou 107.446 jovens em toda cidade do Rio, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. O programa oferece bolsa de R$ 400 para que, ao longo de seis meses, jovens de 15 a 29 anos, muitos destes moradores de favelas do Rio, se tornem líderes e desenvolvam ações de impacto onde vivem.
Categoria:
26 de agosto de 2025
Marcações: Avenida Brasil Mês da Juventude Mutirão Verde Pacto pela Juventude
Por MRNews COnfira a programação da Globo hoje, 24/03/2024 e que horas começam os filmes de hoje. Filmes desta segunda-feira (24/03) na TV Globo: Sessão da Tarde e Tela Quente A segunda-feira (24/03/2025) na TV Globo traz duas grandes histórias baseadas em sonhos e superação. A Sessão da Tarde exibe um emocionante drama baseado em […]
O Centro de Convivência do Idoso “Edmundo Scheunemann” – CCI Piratininga ganhou, nesta quarta-feira (02), uma área de lazer com piscina coberta e três vestiários, incluindo um com acessibilidade. Com a inauguração da piscina, os 105 idosos inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCI terão atividades recreativas e aulas esportivas, como […]
Consulta realizada pelo Procon-SP com 1.560 consumidores identificou alguns comportamentos importantes dos consumidores, que refletem de alguma forma questões de consumo que precisam ser trabalhadas para que o meio ambiente seja mais bem cuidado e protegido. A pesquisa foi feita com consumidores que acessaram o site oficial do órgão de defesa do consumidor entre […]