ENTRETENIMENTO

Jornal da EMAI João Medeiros é selecionado como experiência inspiradora de gestão pública

Os estudantes da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) João Medeiros ficam sempre bem informados com tudo que acontece na escola por meio de um jornal produzido por eles próprios. É o ‘João Medeiros News’. Devido a este trabalho desenvolvido na unidade de ensino, a EMAI João Medeiros está representando a cidade de João Pessoa na seleção de experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. 

“Estamos muito felizes. Essa seleção é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto ‘João Medeiros News’ passará a integrar ações de difusão e mobilização, que visam promover a troca de experiências entre escolas e secretarias de Educação, inspirando outras iniciativas e fortalecendo a Rede de Educação Integral em todo o Brasil”, disse a diretora Fátima Aparecida Alves de Sousa Chaves.

O jornal escolar é produzido pelos estudantes do Ensino Fundamental I e conta com o apoio do professor de Protagonismo e Inglês, Josinaldo Ferreira, e da professora de Referência do 5º ano, Ericka Aparecida.

A proposta visa incentivar as práticas de leitura e escrita, bem como difundir o protagonismo estudantil. “Eles se sentem muito felizes em ver as matérias selecionadas que eles produziram em sala de aula sendo divulgadas em um jornal.  O jornal também é um recurso didático. Eles vão ler as matérias, vão fazer os desafios, ajudar a revisar os textos e acessar os QR Codes, já que temos também uma versão digital. Todos estão envolvidos 100% com o jornal. É gratificante para todos nós. Eu, como professor de protagonismo e Língua Inglesa, me sinto muito feliz em saber que ele está ganhando asas. A princípio, a ideia era centralizada na disciplina de Língua Inglesa, em uma turma, e se expandiu de tal forma por conta do protagonismo dos estudantes na escola que hoje está presente da Educação Infantil ao 5º ano”, disse o professor Josinaldo Ferreira.

O professor explicou ainda que os estudantes discutem as pautas para a próxima edição por meio de uma roda de conversas e falam o que gostariam de ver no jornal.

Após ser diagramado, os professores apresentam aos estudantes antes de divulgarem para a comunidade escolar, para os pais e para as coordenações. Além das notícias no jornal impresso, o leitor vai encontrar o QR Code com o jornal digital, além de assistirem a um telejornal.

“Em uma aula, eu trouxe uma notícia para os estudantes pesquisarem na Sala Google e pedi para observarem o que tinha nesta reportagem. Cada um fez sua pesquisa e foi quando Davi Henrique sugeriu fazermos um jornal. Chamei o professor de Inglês para me ajudar nesta parceria, que aqui é assim, ninguém faz trabalho sozinho. Sentamos com os estudantes, com a gestão, e todo mundo apoiou. A princípio, era só o 5º ano, aí depois todo mundo quis aparecer no jornal, se ver no jornal, participar e está sendo esse sucesso que é”, disse a professora de Referência, Ericka Aparecida.

Davi Henrique, além de ter dado a ideia de produzirem o jornal, também é o apresentador de um telejornal dividindo a bancada com a aluna Maria Alicia. Ele explicou porque sugeriu produzir este material. “É por causa que muitas pessoas não ficavam informadas sobre o que acontecia na nossa escola. Alguns avisos muitos não sabiam. Então dei a ideia de criar um jornal para que as pessoas ficassem sabendo do que aconteceria na nossa escola. E eu estou achando maravilhoso, pois agora todas as pessoas estão informadas de tudo que está acontecendo na nossa escola”, disse o aluno.

Frente ao êxito da ação, o jornal ‘João Medeiros News’ passará a integrar ações de difusão e mobilização como Mapa de Experiência inspiradores nas escolas integrais.